Você já pensou em pedir um aumento? Esse pode ser um momento decisivo para a sua carreira, mas vale a pena lembrar que antes de levar a proposta ao chefe, você deve se certificar quanto a alguns detalhes. Leia o texto a seguir e saiba quando você deve pedir um aumento:
Pedir um aumento é um direito de todo trabalhador, assim como é decisão da empresa conceder o pedido ou não. Se você quer que a sua solicitação seja atendida, recomendamos que fique atento a alguns fatores importante. São eles:
Média do piso salarial
Para quem não sabe, o piso salarial é a média de remuneração prevista para determinadas funções. O trabalhador precisa estar atento a previsão de salário para a sua área a fim de saber se o aumento está dentro do possível.
Digamos que o piso salarial 2021 para o seu cargo seja de R$2.000 e você receba R$1.800. Neste caso, o pedido de aumento é considerável e vale a pena arriscar.
Produtividade e responsabilidade
Um outro ponto muito importante é o seu procedimento dentro da empresa. Não adianta pedir um aumento se o seu trabalho não é condizente com o benefício, portanto, certifique-se de que você está sendo um funcionário produtivo.
Além disso, seja responsável com seus horários de chegada e partida, assim como o horário de entrega dos trabalhos existentes.
Capacitação profissional
Um profissional que visa subir de carreira ou aumentar a sua remuneração, precisa estar acompanhando o mercado e por isso, a capacitação profissional é tão importante. O melhor é que este funcionário pode encontrar diversas oportunidades acessível através do modelo EAD.
Aposte em um curso de oratória, de línguas ou em oficinas rápidas. Essa última opção está sendo bem recorrente no mercado.
Criatividade
Para conseguir o seu aumento, é necessário mostrar para a empresa que o seu serviço é indispensável e que deve estar presente diariamente na empresa.
Por isso, a dica é buscar inovar sempre. Proponha novos projetos, melhorias dentro da empresa ou possibilite expansão do negócio. Nunca faça somente o básico!
Relações interpessoais
Vale a pena mencionar também que as relações interpessoais são importantes e isso quer dizer que você deve evitar conflitos a todo custo.
Além de ter uma posição de confiança com o próprio chefe, é interessante ser uma pessoa querida e requisitada pelos colegas de trabalho, então busque ampliar as suas capacidades gerais de comunicação.